terça-feira, 15 de março de 2011

CUIDADOS COM SUA PISCINA

Como aspirar sua piscina
Ressaltando a importância da filtração, ela retira da água toda a sujeira que está suspensa, mas o que depositou no fundo deve ser retirado com o Aspirador que complementa todo o trabalho de filtragem. A aspiração da piscina deve ser feita de acordo com a necessidade, mas NUNCA menos que uma vez por semana.

Os aspiradores mais comuns são os manuais, ligados ao sistema de filtração com mangueiras flexíveis, conectados ao bocal. Efetuando manobras em registros do sistema de filtração, é possível fazer toda a água passar pelo aspirador levando com ela a sujeira que ficar retida no filtro e retornar para a piscina. Chamamos isto de aspirar filtrando. Existem no mercado vários modelos de aspiradores para se fazer este trabalho.

Uma outra maneira de aspirar a água com a sujeira é jogá-la diretamente no esgoto, sem passar pelo filtro, o que chamamos de aspirar drenando.

Aspirar filtrando: é o mais aconselhável, pois não há nenhum desperdício de água. Mas é bom lembrar que é necessário, sempre após a aspiração, retrolavar o filtro.

Aspirar drenando: deve ser feito somente quando o fundo da piscina estiver muito sujo ou com produtos químicos que possam estragar a areia do filtro.

Escovação e peneiração

Deve ser feita para retirar sujeiras e possíveis manchas das paredes da piscina e para retirar materiais sólidos tanto da superfície como do fundo.

A escovação e peneiração devem ser executadas sempre que necessário, facilmente detectável e distinguível com apenas um exame visual da piscina…

IMPORTANTE: Para se ter um tratamento perfeito, os equipamentos e as instalações devem ser apropriados ao uso, tipo e tamanho da piscina.

Como aplicar cloro em sua piscina

Mantenha a água de sua piscina sempre clorada entre 1,0 a 3,0 ppm para eliminar toda a contaminação invisível tais como bactérias, fungos e outros microorganismos causadores de diversas doenças. E também para evitar que outras impurezas, como algas e os mais variados resíduos orgânicos se acumulem na água e tornem-se visíveis, comprometendo o aspecto visual.

Cloro na medida certa

Só o cloro livre purifica a água… então, siga o modo correto. Faça a leitura na manhã seguinte ao tratamento (1,0 a 3,0 ppm). Esta é a faixa da água potável. O cloro purifica muito melhor quando o pH está entre 7,0 e 7,4.

DICA: A luz solar decompõe o cloro. Por isso, sempre trate a piscina à noite, e faça a leitura na manhã seguinte.

AO COLOCAR CLORO NA PISCINA, SEJA CAUTELOSO!

(cloro granulado)

1) Mantenha o pH sempre na faixa de 7,2 a 7,6;

2) Espalhe os grânulos diretamente sobre a superfície da água, usando uma caneca dosadora como medida. Em piscinas de fibra e vinil, dissolva-os antes num balde plástico com água da própria piscina;

3) Faça essa manipulação sempre à noite, pois a luz solar decompõe o cloro e pode perder seu efeito;

4) Na manhã seguinte a aplicação, analise o residual de cloro para certificar-se de que esteja entre 1,0 a 1,5 ppm. Se estiver fora dessa faixa, ajuste a dosagem na aplicação seguinte.

NUNCA use a piscina se constatar que o cloro livre for maior que 3,0 ppm e NÃO aplique no mesmo dia cloro e algicida de choque ou manutenção!!

Como fazer uma decantação na piscina

Decantação o recurso mais drástico

Uma água extremamente turva, com sólidos em suspensão pode exigir uma decantação pesada, o que deve ser o último recurso, já que será adicionado uma grande quantidade deste produto, e como conseqüência disso, acaba saturando e provocando grande perda de água, já que no final do tratamento será realizada uma aspiração drenando toda a sujeira e o produto depositado no fundo da piscina. É melhor decantar a água com decantadores líquidos, floculadores e clarificantes.

Como evitar algas, bactérias e fungos

I) Algas
Para evitá-las, que vêm basicamente da chuva e exposição ao tempo, cubra regularmente sua piscina com uma capa apropriada, e use algicidas apropriados para eliminá-las.

II) Bactérias
Detritos que caem e se decompõem na água é que contribuem para aparecem as bactérias trazendo doenças e micoses, e a sua prevenção é muito simples; basta manter a água sempre com saneantes a níveis aceitáveis. Peneirar, escovar e aspirar também é de suma importância.

III) Fungos
O pH desajustado é um dos fatores que favorece muito a rápida multiplicação de fungos. Esta é uma das razões para que se mantenha o pH sempre ajustado.

OBS: O uso correto de saneantes previne o surgimento de fungos.


Corrigindo água turva

Problemas mais comuns

Água turva e esverdeada - A causa são as algas trazidas pela chuva, para resolver filtre 6 horas, deixe repousar por uma noite e aspire o fundo. Aplique algicida em dosagem maior.

Água verde, algas bastante desenvolvidas, com paredes escorregadias - A causa normalmente é a piscina estar abandonada e sem tratamento a muito tempo. Aplique algicida de choque, recircule 2 horas e escove as paredes. Deixe em repouso uma noite e aspire drenando. Ajuste o pH, use cloro e decantador.

Manchas escuras nas bordas e paredes - Reação de algicidas que contém cobre (azul escuro) com cloro. Reduzir o pH para 6,6 a 6,8 e mantenha por uma semana ou até o desaparecimento das manchas, retorne o pH para 7,2 a 7,6. Use limpa bordas biodegradável.

Água colorida - verde, marrom ou escuro - água proveniente de poços localizados em lençóis contendo metais dissolvidos que reagem com cloro. Falta de cloro


Tratamento químico

Água não estabilizada e neutra causa incômodo ao usuário, e como água de piscina praticamente é sempre a mesma, uma vez tratada não se altera, a não ser por fatores externos tais como: chuva em excesso, água de reposição ou produtos químicos. O tratamento químico pode ser de MANUTENÇÃO ou de CHOQUE. O ideal é uma manutenção constante, pois com isso nos livramos das dores de cabeça e da frustração de não poder usá-la quando quiser, além de ser muito mais barato.

O tratamento de manutenção pode ser dado em doses "homeopáticas", custando bem menos, pois é controlado e atende somente as necessidades da água, mantendo-a sempre cristalina e com aspecto saudável.

No tratamento de choque, deve-se usar uma quantidade MAIOR de produtos e é preciso aguardar também um tempo mais longo para obtenção de resultados e a utilização da piscina.

OBS: O tratamento de choque, na prática, somente é dado em piscinas abandonadas e seus métodos vão desde uma dosagem bem maior de saneaste até uma decantação, utilizada normalmente como último recurso. E NÃO DEVE ser adotada freqüentemente. Este tratamento fica mais caro, não só pelos valores dos produtos envolvidos, mas também pelo desperdício causado, uma vez que decantando-se uma piscina, devemos em seguida aspirar o fundo drenando, jogando fora a água e os produtos aplicados.

O USO DO PH CORRETO

O pH correto para piscinas oscila em 7,2 / 7,6, isto é, levemente básica. Assim favorece a ação dos saneastes e o conforto dos banhistas. O pH desajustado provoca irritação da pele, dos olhos e mucosas; age ainda na turbidez da água e na ineficiência dos produtos saneastes utilizados para o tratamento, pois influi diretamente no meio onde ocorrerão as reações destes produtos. A água ácida produz ainda a corrosão das peças metálicas e a água alcalina provoca a deposição de substâncias. Por isso a importância em se MEDIR o pH como primeiro passo ao iniciar o tratamento.

ACERTE A ALCALINIDADE

A alcalinidade total é medida em ppm (partículas por milhão) e o ideal para uma piscina é que se mantenha entre 80 ppm e 120 ppm; isso trará estabilidade ao pH e dispensará correções freqüentes.

Aumentar a alcalinidade: adicione um elevador de alcalinidade

Reduzir a alcalinidade: adicione um redutor de pH

FONTE:
http://www.poolhome.com.br/faca.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.