quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Perguntas e respostas sobre o Tijolo Ecológico (Solo cimento)


Até quantos pavimentos pode ser construído com Tijolo Ecológico?

Temos históricos de construção de até 7 pavimentos utilizando-se o próprio tijolo como estrutura básica, mas a quantidade de pavimentos dependerá do tipo de projeto a ser realizado.









O tijolo Ecológico só pode ser assentado com cola?

Não, o tijolo ecológico pode ser assentado de varias formas, a cola PVA é uma das maneiras mais prática e rápida, também podemos utilizar a argamassa de assentamento convencional ou uma mistura feita de cola, água e o próprio solo. Por ser um sistema de modular , dependendo do projeto proposto, podemos dispensar a cola entre os tijolos a utilizar somente os sistema de encaixe dos mesmos.



Como é colocada a laje?

Quando a construção alcança a altura do ponto de laje, são colocadas duas ou mais fiadas do tijolos canaleta, essa quantidade varia conforme o projeto, formando uma grande viga em toda a parte  superior da edificação e é sobre essa fiada que a laje se apóia ficando pronta para receber um pavimento superior.



As casas com tijolos ecológicos são aprovadas pela Caixa Econômica?

O tijolo ecológico é um material normatizado e que possui certificação pela ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Por tanto pode ser aprovado normalmente pela Caixa Econômica, para facilitar o processo é indicado que se anexe juntamente ao pedido de aprovação a norma técnica do solo cimento ( NBR 10836) e um laudo de laboratório do tijolo a ser utilizado para comprovar que este possui a resistência exigida pela norma norma.




A Construção com tijolo Ecológico tem que ser feito uma fundação especial?

Não. É uma fundação igual a da construção que utiliza o tijolo convencional e em ambos os casos, modifica de acordo com o projeto e o solo da região.







A construção com tijolo ecológicos é realmente térmica?

Os furos dos Tijolos Ecológicos permitem que ar fique em constante movimento e formem câmaras termo-acústicas, controlando a temperatura no interior da casa. Nos dias quentes, a temperatura do interior da casa é fresca e à noite fica aquecido, diminuindo também a poluição sonora;





O tijolo ecológico pode ser utilizado em churrasqueira?


Sim, os tijolos ecológicos, depois de curados, além de possuírem ótimas propriedades termo acústica, possuem grande resistência a altas temperaturas, o que permite perfeitamente seu uso em churrasqueiras.








Onde são utilizados os tijolos canaletas?


Os tijolos canaletas possuem varias funções no projeto, estas são utilizadas como parte do sistema estrutural da edificação. Quando concretados os tijolos canaletas formam as vigas do projeto ou as chamadas cintas de amarração, são utilizadas também em baixo e em cima das janelas (verga e contra-verga), nas paredes a 1m de altura (formando cinta de amarração) e no respaldo antes do oitão. Os tijolos canaletas são usados também como condutores do sistema hidráulico e elétrico, exemplo: temos duas tomadas em uma parede na mesma altura, podemos percorrer com a fiação pela fiada de tijolo canaleta no sentido horizontal para fazer a ligação entre elas, fazendo assim uma economia de material.


Uma casa construída com tijolo ecológico pode ser ampliada depois?

Sim. Tanto na construção ecológica como na convencional, a modulação não impede a ampliação da edificação, basta fazer um analise da parte existente e com base nesta, comece uma nova modulação para a ampliação.









O tijolo é mais resistente que o tijolo cerâmico?

Com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) podemos fazer um comparativo. A resistência MÍNIMA exigida para o Tijolo de Solo-cimento é de 2 MPA(Mega Pascal). Já no  tijolo de cerâmica vermelha a resistência é de 1 MP. Portanto, o TIJOLO ECOLÓGICO, dentro das normas da ABNT, possui o dobro da resistência, deixando os tijolos de cerâmica vermelha em desvantagem com o mínimo de sua resistência.





Um muro de tijolos de solo-cimento é mais resistente que um muro de outra alvenaria? E em relação às cercas?



A resistência é semelhante, porém depende como é feito o alicerce. O Tijolo Ecológico tem um menor custo e sua construção é mais rápida. Em relação a cercas, o custo é equivalente, porém o muro traz mais segurança.







Posso rebocar a parede?



Não há problema algum. Aliás, a parede, sem qualquer tipo de preparação, aceita argamassa para fixar os azulejos, grafiato, texturizado, reboco, pintura, etc. Dada a perfeição do prumo, menos material será utilizado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.